AGACHAMENTO: como fazer corretamente e variações

O exercício de Agachamento certamente é um dos mais famosos e utilizados dentro das academias. Possui alta efetividade no ganho de massa e definição muscular e das pernas e glúteos. Mas a sua execução precisa ser feita de maneira correta para não correr riscos de lesões e comprometer os resultados. Veja agora como fazer corretamente o agachamento, seus benefícios e algumas variações.

O agachamento é um exercício excelente para as pessoas que desejam ter pernas e glúteos perfeitos. Ele ajuda na definição dos músculos e é um aliado para reduzir ou aumentar as medidas, de acordo com a maneira como é feito. Além disso, ainda combate a celulite.

BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO:

O agachamento pode trazer muitos benefícios no que diz respeito ao ganho de força, massa muscular e também utilizado na reabilitação para melhorar a capacidade funcional das pessoas.

O agachamento é um exercício que promove:

  • Melhora na marcha;
  • Correções na postura;
  • Fortalecimento de Core (músculos abdominais, lombares, glúteos e oblíquos);
  • Estabilidade e mobilidade das articulações envolvidas (quadril, joelho e tornozelo).

Além disso, estes são outros benefícios:

COMO FAZER O AGACHAMENTO:

Para fazer corretamente o agachamento tradicional deve-se:

  1. Ficar em pé: abrir as pernas, afastar os pés à largura dos ombros e apoiá-los totalmente no chão. Contrair o abdômen;
  2. Dobrar os joelhos: os joelhos devem ser fletidos, jogando o quadril para baixo, até ultrapassar ligeiramente a linha do joelho e, empurrar o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre eretas;
  3. Estender as pernas: deve-se esticar as pernas, que se encontram dobradas, para voltar à posição inicial, ficando em pé.

Existem vários tipos de agachamento. Mas este é o tradicional.

Para evitar lesões é muito importante que o Agachamento seja realizado de maneira correta. Por isso, assista este vídeo abaixo. Nele explico passo a passo como deve ser executado este exercício.

VARIAÇÕES DE AGACHAMENTO:

O nosso corpo se adapta a qualquer exercício que você faça. Por isso, é importante variar os treinos para que você tenha melhores resultados. Existem diversas formas de fazer o agachamento. Além do que você pode mudar o número de séries, repetições e colocar peso em seus treinos. Todas estas alterações são importantes que sejam feitas para uma melhor eficácia dos treinos.

Veja como fazer algumas variações do agachamento para ter mais benefícios em seus treinos.

Todos estes exercícios você pode fazer na sua casa. Mas existem agachamentos que podem ser feitos na academia, como por exemplo, estes Agachamentos:

  • Livre com barra
  • No smith
  • Hack
  • Na bola
  • Com halter
  • No bozu
  • Com o TRX
  • Com barra hexagonal

Espero que tenha gostado das orientações! Se você quiser ver sugestões de equipamentos para você variar os seus treinos e treinar na sua casa seja este texto:

10 PRODUTOS FITNESS PRA VOCÊ USAR EM CASA

Deixe o seu comentário aqui embaixo para eu saber se você gostou das informações que eu te dei!

Fabíola Herrmann

Personal Trainer & Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *