SAIBA O QUE É ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL E CONHEÇA SEUS BENEFÍCIOS
Muitas pessoas escutam falarem sobre Alimentação Funcional, mas não sabem exatamente o que é ou quais são estes alimentos. Por isso, resolvi entrevistar a Letícia B. Fanini Silva, a qual é Cozinheira Funcional e irá contar o que é alimentação funcional e todos os benefícios de uma alimentação saudável!
Letícia é apaixonada por COMIDA DE VERDADE, a descendência italiana ensinou que o alimento proporciona bons momentos para recordar. Fisioterapeuta de formação e cozinheira de coração, ela fez um curso de extensão em Cozinha Funcional para poder cuidar de si mesma. Com diversas alterações gastro intestinais (em virtude de uma intolerância à lactose e ao glúten), decidiu ter uma alimentação saudável e equilibrada para transformar a sua vida. Através de muitos cursos e estudo, desenvolvendo receitas e se especializando, o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos, proporcionou SAÚDE para toda a família.
Fabíola: O que é alimentação funcional? Para que serve?
Letícia: A alimentação funcional tem como objetivo propiciar um cardápio rico em ingredientes que produzam efeitos metabólicos e/ou fisiológicos, que ofereçam benefícios à saúde. Através do consumo consciente e usual desses insumos planejados, diversas mudanças positivas e benéficas são mais eficazes, ainda, se acompanhada por outros hábitos saudáveis, como a realização de atividade física.
Fabíola: Quais são os maiores benefícios de se alimentar de alimentos funcionais?
Letícia: A comida funcional é INCLUSIVA, pois, permite que aquele que não consome (glúten; lactose; açúcar; refinados e derivados de animais) seja por alergia ou opção, possa comer os mesmos alimentos que TODOS. Fora isso, todos os ingredientes utilizados são escolhidos de forma que a combinação deles auxilie na melhor do funcionamento do organismo.
Fabíola: Preciso me alimentar todo dia com este tipo de alimento para ser mais saudável?
Letícia: É fundamental compreender que o alimento é o combustível do nosso corpo. Então, para um bom funcionamento, a alimentação funcional precisa ser uma constante. No entanto, acredito muito no equilíbrio e não sou a favor de dietas radicais e restritivas, boas substituições são a melhor alternativa. Se exagerar em um dia, retome o foco na refeição seguinte ou no próximo dia. Opte por alimentos depurativos e tudo ficará bem.
Fabíola: Os alimentos funcionais industrializados realmente são bons para a saúde? Como escolher estes produtos?
Letícia: Produtos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. No caso dos alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e procurar saber se o produto em questão teve sua eficácia avaliada em pesquisas sérias. Para que eles produzam resultados efetivos, é importante seguir as instruções dos rótulos, utilizando-os da forma recomendada pelo fabricante. Além disso, é preciso ter em mente um detalhe fundamental para a eficácia dos alimentos funcionais: eles só oferecem os benefícios quando combinados com uma dieta equilibrada e balanceada. Não adianta utilizar um alimento para controlar o colesterol, por exemplo, se ela não for combinada com uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. Outra dica, é ficar atento as informações contidas na embalagem, principalmente, aqui no Brasil. Infelizmente, muitas empresas aproveitam as falhas da legislação e utilizam a rotulagem como estratégia de marketing e camuflam ingredientes nocivos.
Fabíola: Qual alimento as pessoas acham que faz bem pra saúde, mas na verdade não faz?
Letícia: Existem vários, por exemplo, produtos ZERO lactose; glúten ou açúcar sofrem mais processos industriais e recebem aditivos químicos para transformar o alimento na versão parecida com a habitual. Então, quase que em sua maioria, não são mais saudáveis do que o produto original. O mesmo vale para alimentos LIGHT. Outro insumo que aumentou muito o consumo, nessa busca por uma alimentação saudável é o AÇÚCAR/ADOÇANTE (naturais e artificiais). Embora, o açúcar demerara, cristal e mascavo passem por menores processos de refino, ainda assim, são açúcares e o consumo deve ser comedido para que não haja danos ao organismo. No caso dos adoçantes, o xilitol (que é considerado natural), também, deve ser utilizado com parcimônia.
Fabíola: Que tipo de alimentos você cozinha?
Letícia: Tudo o que você possa imaginar. Minha cozinha parece um laboratório de tantas criações que saem de lá. Costumo dizer que, meu objetivo PRINCIPAL é oferecer uma alimentação EQUILIBRADA; NUTRITIVA E APETITOSA. Os insumos são, em sua maioria, ORGÂNICOS e escolhidos para MELHORAR O FUNCIONAMENTO do organismo, proporcionando SAÚDE E BEM-ESTAR. Desenvolvo refeições e diversos lanches para proporcionar uma EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA que seja INCRIVELMENTE SABOROSA.
Fabíola: Como seria um exemplo de almoço funcional?
Letícia: No dia a dia, aconselho que as pessoas reduzam o consumo de industrializados; principalmente, os venenos brancos: farinha de trigo; açúcar; sal e leite. É possível, tranquilamente, substituir por produtos de origem vegetal e temperos e ervas para agregar sabor e enriquecer, nutricionalmente, um prato. Uma sugestão: opte por uma fonte de proteína magra (peixe; peito de frango e patinho) ou vegana (grão de bico; ervilha; quinoa; cogumelos e sementes). Inclua carboidratos integrais ou complexos (aveia; inhame; lentilha e batata doce) e, ainda, acrescente vegetais para fornecer vitaminas e minerais. Para enriquecer a refeição, utilizar grãos, sementes e fibras é uma excelente opção, também.
Fabíola: Como funciona os seus planos de alimentação funcional? A entrega é semanal? São pratos congelados?
Letícia: Meu grande diferencial é estudar com cada cliente a sua real necessidade (diabéticos; pacientes renais ou com câncer; emagrecimento; estafa mental; etc.). Ofereço planos diários (lanche manhã + almoço + lanche tarde + jantar); planos semanais e mensais. Ainda, é possível desenvolver planos de refeições e lanches personalizados, para crianças e adultos. A entrega, também, funciona de acordo com a comodidade para o cliente. Alguns, preferem receber tudo fresco. Nesse caso, o envio é a cada 2 ou 3 dias. Outros, preferem a praticidade de tudo congelado para o consumo eventual.
Espero que através desta entrevista você tenha tirado as suas dúvidas e tenha se inspirado para alimentar-se de maneira mais saudável!
Se você mora em Curitiba (PR) e quiser saber mais informações de como funciona os planos da FuncionaLe clique neste LINK AQUI para entrar em contato diretamente com a Letícia.
Como a Letícia Fanini falou é muito importante aliar vários hábitos saudáveis na sua rotina diária. Procure fazer uma Reeducação Alimentar assim você terá mais saúde. Caso você queira assistir um vídeo onde ensino como se alimentar de maneira correta e com saúde clique no link abaixo:
Outros artigos que possam te interessar:
Como ter o Melhor Corpo em 2021
O que Comer a Noite para Emagrecer
Dicas para parar de comer Doces
Fabíola Herrmann
Personal Trainer & Nutricionista