SEM DOR NA LOMBAR OU NO CIÁTICO

Saiba como ficar sem dor na lombar ou no ciático. Muitas pessoas sofrem de dores nesta região e não sabem o que fazer para melhorar. Porém, existem alguns exercícios que fazem esta dor insuportável ir embora!!! Veja o que você pode fazer nesta situação!

Dor no nervo ciático

O que é Dor no Ciático?

A dor ciática é uma inflamação ou irritação do nervo mais longo do nosso corpo, o nervo ciático. Portanto, quando essa estrutura neurológica é afetada, a dor pode se estender da região lombo-sacra até o pé, passando pelos glúteos, por trás da perna até o calcanhar.

Como surge a Dor no Nervo Ciático?

A dor no ciático surge devido a uma compressão no nervo, que pode ser em seu trajeto ou na raiz nervosa. Em outras palavras, esta compressão pode ocorrer devido a um trauma na região ou por repetição. Como por exemplo: ficar muito tempo sentado(a) numa cadeira desconfortável, movimentos bruscos, muitos saltos, exercícios de impacto, etc. Além disso, a dor na lombar ou no ciático pode aparecer, também, pelo sedentarismo. Pela simples falta do alongamento, pois os movimentos que fazemos no nosso dia a dia fazem uma contração muscular que pode comprimir o nervo ciático.

Características da Dor no Nervo Ciático?

Esta dor normalmente ocorre em apenas um lado do corpo. A qual pode começar desde a última costela e irradiar pela região lombar, glúteos, posterior de perna, panturrilha, calcanhar e até os dedos dos pés. Sendo assim, os principais sintomas da dor são:

  • Sensação de “queimação” ou dormência;
  • Dor acompanhada de choques intermitentes;
  • Pinçadas ou espasmos;
  • Dificuldades em realizar certos movimentos, como sentar, levantar e caminhar;
  • Perda de sensibilidade ou fraqueza nos músculos da perna afetada.

Como fazer a Dor passar?

Primeiramente, é importante que você tenha certeza de que você não tem algum problema ortopédico. Em segundo lugar, se você está em “crise de dor” o ideal é que você faça compressa quente durante 30 minutos no local onde dói para ajudar a musculatura a relaxar. Entretanto, dependendo do nível da sua dor, talvez você tenha que ir ao médico para tomar um analgésico e/ou relaxante muscular. Após tomar estes cuidados você deve fazer exercícios de alongamentos para a região lombar e para a parte posterior da perna.

Faça os exercícios sem puxar muito as pernas para não piorar a sua dor. Sugiro que você faça os exercícios de alongamento após tomar um banho quente, assim a sua musculatura estará mais relaxada. Faça movimentos suaves, sem exagerar, segure o membro de 15 a 30 segundos em cada posição.

Exercícios:

  1. Abrace as pernas e mantenha a posição. Faça, também, com 1 perna de cada vez.
Relaxe e respire fundo.

2) Realize esta sequência com calma e com as duas pernas.

Imagem: Tua Saúde

3) Estique bem as pernas e alcance os pés. Se não conseguir use uma corda ou toalha.

Respire fundo a cada movimento.

4) Estique as pernas e incline o tronco para o lado. Pode fazer com as duas pernas esticadas se você conseguir.

Faça o alongamento com as duas pernas.

5) Sente nos calcanhares e estique os braços na sua frente.

Respire e relaxe.

Faça estes exercícios na sua casa para ficar sem dor na lombar e no ciático. No entanto, se preferir faça esta aula completa de alongamento comigo.

Há várias opções de alongamentos para você fazer aqui. Portanto, escolha se prefere alongar-se sozinho(a) ou você pode fazer um dia esta aula acima e em outro dia esta aula aqui embaixo:

Você pode fazer estes exercícios para ficar sem dor na lombar e no ciático ou também para prevenir estas dores. Além disso, outro fator importante para evitar ficar com dor nesta região é realizar o fortalecimento muscular. Por isso, organize a sua rotina e inclua um horário de exercício físico na sua vida!

Para fazer os alongamentos, sugiro que você use um colchonete para que seja confortável e seguro para a sua coluna. Mas se você não possui um colchonete e queira adquirir indico este AQUI.

Se você quer começar a se exercitar, mas não sabe qual exercício escolher leia ESTE ARTIGO que eu escrevi para te auxiliar na escolha do exercício ideal para você. Mas se você ainda tiver alguma dúvida escreva aqui embaixo nos comentários que irei respondê-lo(a).

Fabíola Herrmann

Personal Trainer & Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *